Afronta!

AFRONTA! é uma série documental, dirigida por Juliana Vicente, e traz grandes nomes da juventude negra contemporânea para falar sobre suas trajetórias, trabalhos, conquistas e opiniões. Eles são Djs, cool hunters, curadores de arte, bailarinos, atores, artistas visuais, músicos, poetas, cineastas, produtores culturais, empreendedores, e discutem, na conversa conduzida por Juliana, temas como o movimento estético e filosófico Afrofuturismo, espiritualidade, encontros afrodiaspóricos, a criação de uma nova narrativa e de uma rede geradora de autonomia e potência. Afronta! é onde Ancestralidade presente e futuro se encontram, em trocas carregadas de complexidade, emoção, beleza e afeto.

Produzida pela Preta Portê Filmes em coprodução com o Canal Futura, a primeira temporada da série é composta por 26 episódios de 15 minutos cada. O primeiro bloco, composto por 13 episódios, está disponível online aqui no site da TV Preta, no FuturaPlay e toda segunda à 21h45 no Canal Futura. Em breve disponíveis mais 13 episódios!

Assistir agora

A Diretora

Juliana Vicente é diretora, produtora e fundadora da Preta Portê Filmes. Estudou Cinema na FAAP e na EICTV em Cuba, e foi convidada como diretora para participar do Berlinale Talents 2015.

Dirigiu Cores e Botas, curta exibido em mais de 50 festivais no Brasil e no mundo, como o Festival de Havana (2010), Festival de Huelva (2011) e Festival de Brasília (2011). Dirigiu também o documentário Leva, uma coprodução com o Canal Futura, sobre o cotidiano de uma ocupação no centro de São Pulo, ganhador do New York Film Festivals (2012, Social Issues). Foi convidada para participar do programa internacional Why Poverty? com o documentário Mauá: Luz ao Redor, uma coprodução Brasil/África do Sul, exibido no TIFF, IDFA, entre outros, e distribuído em mais de 60 canais de televisão pelo mundo.

Realizou o clipe Mil Faces de Um Homem Leal – Mariguella dos Racionais MCs, vencedor do Clipe do Ano no VMB (MTV, 2012). Em 2014 estreou o documentário Escola das Águas: o Deesafio Pantaneiro e em 2015 o documentário As Minas do Rap, ambos em coprodução com o Canal Futura.

Em 2016 foi contemplada com o edital Itaú Rumos para a realização do filme Diálogos com Ruth de Souza e está dirigindo o primeiro documentário longa-metragem oficial sobre os 25 anos dos Racionais MCs.

Como produtora, realizou mais de 20 filmes entre curtas, médias e longas-metragens. Com mais de 100 prêmios nos principais festivais do mundo, em 2015 foi coprodutora de A Terra e A Sombra, ganhador do Cáméra D’Or no Festival de Cannes.

Ficha técnica

Direção e Roteiro: Juliana Vicente

Produzido por: Juliana Vicente

Produção Executiva: Thais Morresi

Direção de Fotografia: Avelino Regicida, Claudio Moraes, Diogo Lisboa, Julia Zakia e Washington Deoli

Montagem: Marcel Jabbour e Washington Deoli

Artes Gráficas e Animações: Ana Paula Mathias

Concepção do Projeto: Juliana Vicente e Diana Costa

Pesquisa Visual: Carla Comino

Trilha Sonora Original: Renato Gama e Ronaldo Gama

Desenho de Som e Mixagem: Rubén Valdés

Empresas Produtoras: Preta Portê Filmes e Canal Futura